(SEGUNDA PARTE)

Tratemos agora de outro termo, Igreja. Igreja já vem do grego, Eclesia, que significa assembleia reunida. Igreja, por tanto é a reunião de pessoas por um determinado e único fim. Ora, esses dois termos religião e igreja precisam estar unidos para ter o seu melhor significado. Unamos por tanto, Religião e Igreja é, crer no Único Deus e reunir pessoas que se esforçarão em restaurar a amizade com Deus, perdida com o pecado da desobediência. Reúne-se, pois, a igreja para esse fim. A isso chamamos de salvação, santidade, perfeição. Isso nenhuma outra crença ou crendice oferece.

Agora pode se perguntar: existem várias ou uma única religião? Existem várias ou uma Igreja?

A resposta é clara e objetiva: Existe apenas uma religião e uma igreja que leve aos objetivos da religião verdadeira, a partir de Jesus Cristo, a palavra Igreja “ekklesia”, na sua origem grega, continua com seu significado de reunião de pessoas, mas agora num interesse comum de seguir a doutrina de Jesus Cristo, Deus,  que a partir de agora, são uma coisa só – Religião e Igreja -.

Alguém ainda poderia questionar: “Então Cristo fundou uma igreja e não uma religião”. Isso se responderia com a seguinte argumentação: como podemos observar acima na última definição desses termos, podemos ver que se Cristo tivesse fundado uma mera >>ekklesia<<, ou seja, assembleia, ele era um mero político, um revolucionário social, mas é tão o contrário, pois a Igreja que Cristo fundou, tem como objetivo sim, formar uma reunião de pessoas, mas no sentido sagrado, o apóstolo São Paulo chama a igreja de >>CORPO<< em que Cristo é a cabeça Epistula I ad Corinthios XII, 27 e Epistula I ad Colossenses ,18. Para complementar desejo ainda dizer que religião não se resume a atos exteriores como, ir a uma Missa. E nem Igreja se resume a templos. Na verdade assim como são uma coisa só a religião e Igreja, assim também deve ser a vida do crente com a Religião e a Igreja. São uma coisa só, portanto, Religião, Igreja e Crente.

Alguém ainda poderia questionar: “mas existem várias religiões e várias igrejas, veja se o hinduísmo, o xamanismo, a umbanda, o espiritismo, as igrejas ortodoxas, luteranas e anglicanas, por exemplo, não são outras religiões e igrejas?” Afirmo que segundo o que foi visto anteriormente, não são religiões nem igrejas, há senão, uma só Religião e uma só Igreja, assim como há um só Deus todo-poderoso criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis.




Texto: David da Silva Ferreira


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

...COMO SANTIFICAR O DOMINGO QUANDO NÃO SE PODE IR A MISSA...