... o Primeiro Domingo da Paixão - cobrir as imagens...
No último Domingo (21/03) [Primeiro Domingo da Paixão], iniciou-se na vivência da Quaresma - tempo litúrgico de preparação para a Páscoa-, a Primeira Semana da Paixão. Neste período se conserva e pratica o costume de cobrir as imagens. Mas por quê?
A explicação é a seguinte: as nossas igrejas são construídas - pelo menos é que se espera segundo uma antiquíssima tradição- para dar glórias ao Senhor nosso Deus. Deus está na humildade sim, pois se fez homem, rebaixou-se. Mas isso não quer dizer que Deus merece homenagens mesquinhas de nossa parte. É por isso que ainda hoje - e Deus queira que perdure por muito mais tempo - existem igrejas com uma arquitetura de uma suntuosidade espantosa. Com suas belíssimas imagens e formas geométricas nas suas paredes, tetos, umbrais, abóbodas, frontões, portas, janelas, etc. Isso tudo enche nossos olhos. As pinturas, cores, os dourados, prateados, metálicos, amadeirados, vernizes, luzes, candelabros, cruzes, altares, cortinas. Tudo compete para a glória de Deus. Entretanto há um período da vivência da fé, em que devemos nos concentrar mais no sofrimento do Senhor. E é justamente o período da Quaresma. Há ainda uma semana começada por um Domingo, quer seja, o 4° Domingo da quaresma - Domingo "Laetare"- o Domingo da Alegria, mas uma alegria comedida, depois de já um tempo vivenciando a introspecção, neste domingo e semana subsequente, se sinaliza que já está bem perto a alegria da Páscoa. Logo após tal Domingo, volta-se novamente a introspecção, mas agora com mais ênfase na Paixão que se aproxima iminente. Então se cobre a maior parte das artes e da suntuosidade das igrejas, inclusive as imagens dos santos e o Crucifixo, para denotar uma maior eminência de concentração nos mistérios da Paixão de Nosso Senhor, uma espiritualidade mais aguçada, olhando para o sofrimento de Nosso Senhor para nos livrar da escravidão do Pecado e da boca do Leão - Satanás-.
Tal costume também pode ser feito em casa:
Pode-se cobrir todas as imagens que por ventura a casa possuir. Dando sinal maior de que a família deve mais do que desde o início da Quaresma.
Agora, mais do que nunca deve-se atentar para uma boa vivência da Quaresma.
Aí vai algumas dicas imprescindíveis:
● Atentar para: o jejum, a oração, a esmola e a penitência.
● É ainda -cobrir as imagens- sinal de que deve-se resguardar mais o silêncio.
● Evitar maximamente, desavenças e contendas.
● Procurar perdoar-se mutuamente.
● Evitar: colocar som alto {isso deve ser observado desde o início da quaresma}; musicas dançantes - a não ser em exceções como comemorações de aniversário ou qualquer outra festividade, mas deve-se vivê-la comedidamente, sem exageros, sempre observando a sobriedade do Tempo em curso.
● Aproveitar para ensinar as crianças as verdades da fé. {deve ser feito em todos os tempos}
● Aproveitar para estudar os mistérios da paixão. {E a sua fé católica}
Assim, a quaresma não será só mais um tempo vivido, mas um Tempo de Oração verdadeira, vivência verdadeira da fé, crescimento do respeito por nosso Senhor e por tudo o que Ele fez para conosco.
Pax Iesu et Amore Mariae!
Texto: David Silva Ferreira.
Comentários
Postar um comentário