O que é Religião?  (Parte 3)


Outra coisa que devemos ligar estritamente é a Religião e a Igreja a uma Pessoa fundante. Para que a Religião e Igreja fundada seja legítima e a única legítima, deve não somente tencionar ao que promete, como seu fundador deve ser Deus, pois que, a promessa da Religião e da Igreja é somente uma: salvação de almas e restauração de uma perfeição destruída e também o restabelecimento da amizade com Deus, ou seja, o restabelecimento da convivência entre Deus e a suas criaturas. O próprio Deus passou a tratar as suas criaturas racionais como filhos. De fato os adotou (Evangelii Sancte Ioanes VIII,12 – Evangelho de São João 8,12). Aqui se mostra mais claramente o interesse amor de Deus para com suas mais sublimes criaturas. E isto é o que constitui a verdadeira e única Religião e Igreja.

Mas quem fundou a Religião e a Igreja, e qual é esta verdadeira e única?

Observe ainda que aqui uso o artigo definido “a” e não o indefinido “uma”. É bem verdade que professores, educadores diversos e até catequistas e a maioria das pessoas costumam validar e legitimar em mesmo título e grau as várias manifestações que pretender ser religiosas (mas não o são) e o que estamos vendo nesta série de vídeos é justamente o quanto isto é um equívoco.

O nome do fundador da única e verdadeira Religião é Jesus Cristo Evangelii Sancte Matheo XVI – evangelho de São Mateus 16. Dissemos anteriormente que o fundador precisa ser Deus e isso fecha a questão, pois, Cristo é Deus como podemos ver em (Evangelii Sancte Ioanes X,30 – Evangelho de São João 10,30). Deus, para realizar Sua vontade, se encarnou, não deixando de ser Deus por isso, na verdade por que é Deus faz o que quer, e nada do que faz é aleatório.

O nome da Única e verdadeira religião é Católica Apostólica Romana. É católica, portanto Universal e isso indica justamente o que dissemos no adendo anteriorUniversal portanto ÚNICA. Foi fundada e colocada sob a autoridade e condução dos apóstolos, em excelência a autoridade de São Pedro, por isso apostólica, e sua sede simbólica, está em Roma, especificamente no Vaticano, por isso, romana.

Poderia se questionar: “mas em nenhum lugar das sagradas escrituras se vê que Cristo fundou uma religião e muito menos a Católica. Ora, isto se desfaz quando olhamos para os fatos históricos e vemos que depois da fundação da Igreja, essa reunião dos seguidores de Cristo –essa assembleia – Igreja – (como também vimos a definição do termo Igreja no vídeo anterior), a Igreja, ou seja, os Cristãos (Actis apostolorum XI,26) , por condução do Espírito Santo, Deus, foi se formulando e se organizando institucionalmente. Assim de um grupo de seguidores de Cristo se formulou a Igreja e posteriormente se constituiu juridicamente, Religião, Única e Verdadeira, por sua intenção e fundação como se disse anteriormente, questão já sanada. Como se vê historicamente já nos primeiros séculos de sua existência se relaciona o nome Católica a Igreja de Cristo – ver: Santo Inácio de Antioquia, Epístola aos Esmirniotas (por volta. ano 110) “Onde aparece o bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que onde está Jesus Cristo, aí está a Igreja católica”. Na mesma obra, cita a superioridade simbólico-geográfica da porção  da igreja em Roma sobre as demais comunidades cristãs daqueles anos, pois os sanctus apóstolus Petru et Paule, foram seus fundadores e lá mesmo foram martirizados.

Assim se prova que a Igreja Católica é  a Única e Verdadeira Igreja existente. 


Texto: David Silva Ferreira


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

...COMO SANTIFICAR O DOMINGO QUANDO NÃO SE PODE IR A MISSA...